Você está em: Labeurb


Professora Eni Orlandi participa de Colóquio em Florença
25/03/2011
Nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril, a profa. Eni Orlandi, pesquisadora do Labeurb, estará em Florença, Itália, convidada a participar do Colóquio Internacional “Langage, Discours, Événements”.
O colóquio é organizado pelo CEDISCOR-SYLED EA 2290, Centre de recherche sur les discours ordinaires et spécialisés (Université Sorbonne nouvelle) e o Département SITLEC, Studi Interdisciplinari su Traduzione, Lingue e Culture (Université de Bologne), em parceria com o DORIF (Centro per la Documentazione per la Ricerca sulla didattica della Lingua Francese nell'Università Italiana).
A profa. Eni Orlandi fará uma conferência intitulada “Documentário: acontecimento discursivo, memória e interpretação”, na qual falará sobre o documentário como um acontecimento discursivo, a partir da análise do documentário São Carlos/1968, de João Massarollo (2008), que trata de uma manifestação de rua por desempregados, em 1968, que, segundo a narrativa dos participantes, procuravam apenas obter o apoio da sociedade para ajudá-los a viver. Foi a primeira manifestação de protesto no interior do Brasil, reprimida pela ditadura militar.
Segundo Eni Orlandi, “este documentário, ao fazer retornar o acontecimento, mostra a evidência do político (sob a repressão da ditadura, com sua censura) e, ao fazer isso, seu autor encontra uma forma não diretamente política de mostrar o político, e seus múltiplos efeitos”.
Confira a programação completa do Colóquio em:
http://syled.univ-paris3.fr/colloques/langage-discours-evenements-2011/

Outras Notícias
» 06/05/2024 - Centro de Pesquisa da USP realiza seminário sobre datificação da atividade de trabalho de comunicadores

» 23/04/2024 - Pesquisadoras do Labeurb e profissionais da Prefeitura de Campinas se reúnem para apresentação e discussão de Termo de Cooperação Técnico-Científica

» 22/04/2024 - CRIAB celebra 5 anos em evento.

» 19/04/2024 - II Seminário do Arquivos de Saberes Linguísticos: Homenagem a Antenor Nascentes tempresençade pesquisadores do Labeurb


Visite nosso arquivo de notícias